Silvia Venturini Fendi deixa a direção criativa da Fendi
- Rayane Cristina Rodrigues

- 30 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Na segunda-feira, 29 de setembro, a LVMH anunciou que a herdeira da Fendi assumirá o cargo de presidente honorária da tradicional casa de moda romana. No entanto, o grupo ainda não revelou quem será o novo responsável criativo pela marca.
O novo posto da herdeira do clã Fendi tem um caráter mais simbólico e representativo — algo semelhante ao de uma embaixadora global da Maison. A definição do novo diretor criativo deve ser anunciada em breve, com nomes de peso da indústria sendo especulados, como Maria Grazia Chiuri e John Galliano.
Em nota à imprensa, a Fendi justificou a mudança da seguinte forma:
A FENDI anuncia que, a partir de 1º de outubro, Silvia Venturini Fendi assumirá o cargo de Presidente Honorária da Maison romana, após uma trajetória criativa de destaque, que incluiu a direção das coleções femininas durante o ano do centenário da marca.
Em sua nova função, ela se dedicará a apoiar o legado da FENDI, continuando a representar a marca globalmente e promovendo a rica história da Maison, sua excepcional excelência artesanal e o universo da Fendi Casa.
Silvia Venturini Fendi representa a terceira geração da família Fendi, fundadora da histórica Maison romana. De 1992 a 2019, ela foi a principal colaboradora do saudoso Karl Lagerfeld na Direção Artística. Desde 1994, esteve à frente das linhas de Acessórios e Moda Masculina e, mais recentemente, da coleção feminina.
“Esses foram anos realmente empolgantes, uma jornada que percorri também em nome da minha avó Adele, da minha mãe Anna e das irmãs dela. Meu coração se volta ao Karl, um mestre extraordinário que me concedeu a honra de trabalhar ao seu lado, ensinando-me a arte de compartilhar – uma qualidade essencial na história das mulheres da minha família – ao mesmo tempo em que me orientava a nutrir e proteger minha própria visão criativa, para que eu pudesse, então, voar com minhas próprias asas. Que jornada maravilhosa foi essa – não apenas do ponto de vista criativo, mas também humano: primeiro com meu vínculo com Karl Lagerfeld, depois com Kim Jones e, por fim, com minha equipe fantástica, que ao longo dos anos se tornou parte da minha família”, diz Silvia Venturini Fendi.
“Desde 1992, Silvia contribuiu significativamente para moldar a direção criativa da FENDI e foi fundamental para o sucesso internacional da marca. Sua visão guiou a FENDI das raízes artesanais romanas rumo ao futuro, culminando na celebração do centenário da Maison. Estou entusiasmado para ver os novos projetos que Silvia liderará em sua nova posição, contribuindo não apenas para o legado e os valores da FENDI, mas também para o universo do design e do artesanato no mundo todo”, afirma Ramon Ros, Presidente e CEO da FENDI.
Uma nova organização criativa para a FENDI será anunciada em momento oportuno.




Comentários